GRUPO_De_%C3%83%C2%A9tica_e_filosofia_po

Apresentação

Não há dúvidas que a filosofia política é um campo privilegiado de reflexão para os diversos impasses políticos e sociais com que se deparam as sociedades contemporâneas. O Grupo de Ética e Filosofia Política da UnB é voltado à leitura, discussão e análise de textos da área que o nomeia, em especial filosofia política moderna e contemporânea. O Grupo já existe desde antes de 2013, mas só a partir de então efetiva-se com regularidade suas atividades e reuniões.

O grupo tem por horizonte três linhas de pesquisa: “Filosofia e Formação”, “Filosofia, crítica e crise”, e “Ética e Filosofia Política”. 

A linha “Filosofia a Formação” tem por função investigar, analisar e problematizar o valor formador da filosofia, pressupondo que esta é parte de processos de constituição e formação de conceitos. Esta linha também se preocupa com o exame do conceito de formação em sentido amplo, a "bildung", pesquisando as peculiaridades filosóficas e políticas do caso brasileiro, isto é, analisando obras pioneiras e fundadoras das ciências sociais e humanas no Brasil.

A linha “Filosofia, Crítica e Crise” procura analisar e aprofundar o estudo dos autores da tradição filosófica, privilegiando o enclave da articulação entre o pensamento e a vida, a política e a justiça, a teoria e a prática. Trata-se de discutir não só a filosofia como atividade formuladora de conceitos abstratos ou metafísicos, mas sobretudo em que medida o pensamento filosófico pode contribuir para as condições da crítica e os perfis conceituais das propostas de mudança social.

Por fim, a linha de pesquisa “Ética e Filosofia Política” trata de examinar alguns conceitos clássicos da filosofia política, como a natureza do poder político, a construção do conceito de soberania e a caracterização da liberdade e igualdade em autores modernos e contemporâneos, visando sobretudo compreender e problematizar o estatuto dos direitos humanos na atualidade.

A maior parte de seus  membros são ligados ao Departamento de Filosofia da UnB, mas não é um grupo “do Departamento” nem “de tal ou qual professor”. Trata-se de um grupo com vocação democrática , voltado a investigações filosóficas e transdisciplinares, vinculado ao CNPq e certificado pela UnB ([ http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3917592769839837 )]

1384021.png
instagram.png
48968.png