GRUPO_De_%C3%83%C2%A9tica_e_filosofia_po

Apresentação

O Grupo de Ética e Filosofia Política da UnB é voltado à leitura e análise de textos da área que o nomeia, em especial filosofia política moderna e contemporânea. O Grupo já existe desde antes de 2013, mas só a partir de então a regularidade de suas reuniões efetiva-se.

Já foram trabalhadas, dentre outras, as obras O Príncipe (Maquiavel), Política (Aristóteles), Homo Sacer (Agamben), Crítica da Violência (Benjamin), O Direito à Cidade (Lefebvre), o debate que esse texto abre na obra de Harvey, bem como uma série de textos e manifestos que tenham a construção de “Brasília” como objeto, e, a partir de 2017-1, o grupo iniciou um percurso marxiano, com leitura de fragmentos de Gramsci, e a seguir, a Crítica da Filosofia do Direito de Hegel (Marx).

Além das reuniões quinzenais, o grupo organiza anualmente as Jornadas de Filosofia Política da UnB, que ruma para sua quinta edição, com obra e legado de Marx por objeto dessa edição do evento.

Seus membros são ligados ao Departamento de Filosofia da UnB, mas não é um grupo “do Departamento” nem “do professor”, como fantasiam alguns, e sim vinculado ao CNPq e certificado pela UnB e o cotidiano de suas atividades é decidido, organizado e conduzido coletiva e horizontalmente pelos seus membros.

Suas atividades são obrigatórias a todos os orientandos em programas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doc dos professores que ativamente integram o grupo [Alex Calheiros, Cecília Almeida, Gilberto Tedeia], sobretudo os bolsistas.

Ademais, suas atividades são abertas tanto a quem, de algum modo, desenvolva trabalhos com alguma afinidade temática com a área e seja formalmente vinculado ao Departamento de Filosofia, quanto a docentes, discentes e pesquisadores de outros departamentos ou áreas. O pré-requisito é que tal participação atinja o patamar mínimo de pressupostos comuns indispensáveis ao bom andamento de um trabalho coletivo organizado, ou seja, que tal participação alcance, para usar a fórmula kantiana, a insociável sociabilidade sem a qual nenhum empreendimento coletivo consegue manter operante as dinâmicas de trabalho e pesquisa adequadas às necessidades e interesses formativos de seus integrantes.

1384021.png
48968.png

LINKS

• Eventos e participações

ENDEREÇO

Instituto de Ciências Humanas ICC Ala Norte, s/n UNB Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF, 70910-900

CONTATO

Grupo de Ética e Filosofia Política da UnB

Email: jornadaunb@gmail.com